Conversando sobre Segurança do Paciente em Dose Dupla

No dia 20/07, rebemos a Unimed Porto Alegre e a Hospital Divina Providência para falar sobre Segurança do Paciente.

 

Na primeira parte da conversa, o Dr. Willian Dalprá, Diretor Médico do Hospital Divina Providência nos contou sobre a entrega do Hospital novo, 100% SUS que atuará num primeiro momento para atendimento dos pacientes COVID-19 com 61 leitos. O hospital Independência, é resultado de uma parceria público-privado, faz parte de um contexto: da Rede de Saúde Divina Providência, que contempla 5 hospitais, sendo 2 em Porto Alegre e 3 no interior do Rio Grande do Sul. A todo o time envolvido nessa construção, parabéns pelo esforço e concretização desse projeto!

 

Sobre a Pandemia:

O Hospital Divina Providência criou seu comitê de enfrentamento em Janeiro com reuniões periódicas para mapear as possíveis ações para lidar com a chegada da Covid-19: Leitos para pacientes críticos e um centro integrado para atendimento com os profissionais do hospital, porém isolando o hospital. Foram desenhadas áreas “livres” de Covid, possibilitando a continuidade das rotinas do hospital e o atendimento a outros pacientes.Hoje, são 10 leitos de UTIs com possibilidade de chegar a 20 leitos de UTI. A instituição tem um desenho específico para os cirurgiões com concierges cirúrgicos para monitorar sintomas e fazem testes antes de cirurgias de alto risco para dar segurança para todos. Tudo com a intenção de não ter fluxos cruzados e poder acolher pacientes com dores e condições que precisam ter pronto atendimento.

 

Sobre Segurança do Paciente:

O Hospital Divina Providência está entre os hospitais com taxa de eventos adversos mais baixas da rede de saúde em Porto Alegre e tem em seu propósito o cuidar com segurança aos pacientes. Desde 2015, o Hospital conta com uma estrutura com Gerenciamento de Riscos e vem crescendo ao estabelecer o cuidado como estratégico. Tem os Núcleos setoriais com medidas e intervenções para ir além da comunicação, sempre com medidas práticas e seguras aos pacientes. O SAFETY4ME é parceiro da Rede Divina Providência, atuando em conjunto com a Unimed Porto Alegre, há um estímulo ao protagonismo do paciente, familiares e cuidadores no seu cuidado.

No segundo momento da live, o Dr. Marcelo Hartmann, Diretor de Provimento da Unimed Porto Alegre fala sobre a parceria. “Não estamos no mesmo barco, mas na mesma tempestade” é uma metáfora que não se aplica aqui. A Cooperativa está trabalhando com a rede prestadora para o melhor atendimento aos pacientes, nesse momento de crise. Com mobilização precoce diante do cenário, a cooperativa criou um Centro de Inteligência para fazer todo o planejamento. Rapidamente, a cooperativa conseguiu colocar 100% da operação em Home Office, com alto comprometimento das equipes em função do propósito. O momento é difícil, mas o Jeito de Cuidar está materializado no dia a dia da Cooperativa. Estamos atravessando a tempestade estruturados. Nesse contexto, a parceira com o prestador é fundamental.

O tele-covid é um 0800 que atende os clientes da Unimed Porto Alegre para dar as primeiras informações num contexto em que a população estava com muito medo. A telemedicina, funciona como um tele atendimento, vem na sequencia para auxiliar a população em atendimentos para evitar a ida desnecessária ao hospital.

A Cooperativa é um dos patrocinadores da pesquisa de Pelotas sobre prevalência do vírus e foi fundamental para ter a inteligência dos dados para o planejamento e execução de ações coordenadas baseadas em evidências.

A taxa de infecção é um indicador acompanhado de perto, pois determina a velocidade da contaminação. Em 20/07, a taxa de ocupação das UTIS é de 90% e, mesmo com planos de contingência, é importante não “baixar a guarda”. Precisamos estar atentos, pois a taxa de infecção vem subindo e com a taxa de ocupação em 90%, o apoio da população nas medidas de distanciamento é fundamental.

Cabe salientar que, mesmo com o cenário de Pandemia, os pacientes de outras patologias não deixaram de ser atendidos. Dr. Marcelo faz um apelo: Quem tiver com sintomas de outras doenças graves não deixem de procurar os hospitais para tratar precocemente e reverter quadros de doenças.

A Cooperativa está atenta aos stakeholders: Clientes, Cooperados, Rede Prestadoras… Atuando nas questões assistenciais e administrativas-financeiras, a cooperativa está atuando para auxiliar a sociedade com base no seu propósito: Fazer a diferença no cuidar das pessoas.

Sobre o piloto com o Divina Providência: Nesse momento de crise, nunca falamos tanto sobre segurança do paciente. Esse é um projeto muito importante para trazer mais valor, considerando o modelo de saúde com autocuidado orientado. O desfecho somado a experiência é valor em saúde. A experiência, que inclui a segurança do paciente, potencializa o desfecho. O projeto é um ensaio para criação de novos modelos de conexão com os prestadores. Fonte pagadora e prestador atuando em conjunto para a melhor assistência e cuidado dos pacientes.

Atuamos em rede, precisamos criar modelos de negócio que fortaleçam a parceria e gerem cada vez mais valor para os pacientes. A crise oferece uma série de oportunidades, o comprometimento das pessoas e a produtividade das equipes subiu muito para fazer a diferença no cuidar das pessoas. Teremos algumas “heranças da Pandemia”, mesmo com decisões difíceis, estamos vendo uma mudança de cultura, hábitos no uso de recursos de forma racional nos traz o aprendizado de novas habilidades.

Tanto o Dr. Willian quanto o Dr. Marcelo estão na linha de frente, auxiliando pacientes Covid-19 e não Covid-19. Todo nosso respeito e admiração pelo trabalho dos profissionais que estão atuando na linha frente.

Agradecemos as instituições pela parceria e trabalho em prol da Segurança do Paciente!

Perdeu a live? Assista aqui

Dr. Salvador Gullo Neto

Dr. Salvador Gullo Neto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Messaging system

The platform provides a messaging system for patients to contact with the hospital managers real time – it is the real-time ombudsman.

Do you want to test the messaging system with your patients?

Mensageira

A plataforma disponibiliza uma mensageria para que o paciente possa se comunicar com a gestão do hospital em tempo real – é a ouvidoria em tempo real.

Quer testar a mensageria para os seus pacientes?

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais na nossa política de privacidade