Muitas pessoas nos perguntam a origem do nome Dr. Rafael e porque trocamos a plataforma de nome.
Vou contar pra vocês a nossa história e tudo vai fazer sentido.
Quando iniciamos a trabalhar no desenvolvimento do aplicativo, pensamos que seria necessário a criação de um personagem, um herói que pudesse se conectar com os pacientes e familiares e conduzi-los por dentro do aplicativo. Estudamos vários nomes e o que mais fez sentido naquele momento foi Rafael. Para quem não sabe, Rafael é o nome do arcanjo da igreja católica ligado a higienização das mãos e a saúde. Imediatamente conectamos o nome do Rafael com o personagem do Doutor, que seria responsável por informar as pessoas e conduzi-las por uma internação hospitalar mais segura. Assim nasce o Dr. Rafael.
Após alguns meses de trabalho, percebemos que havia algumas questões a serem trabalhadas em nossa marca. A primeira diz respeito a equipe multiprofissional. Sabemos que segurança do paciente é um trabalho em equipe e que precisávamos de um nome mais inclusivo, que “acolhesse”todos os profissionais da saúde e não somente os médicos. O segundo motivo é que nossa expansão para o mercado americano nos alertou o risco de escolhermos um nome ligado a origens religiosas, o que poderia impactar na sua utilização. Realmente precisávamos de um nome mais inclusivo, isento de vieses profissionais ou religiosos.
Passamos a estudar várias possibilidades e durante um congresso da Singularity University em San Diego, o Exponential Medicine, conversávamos sobre o assunto e um colega sugeriu que deveria ser alguma coisa 4 me (em inglês), o que significa em português, para mim. Imediatamente pensei: “então poderia ser SAFETY4ME”, que traduzido significa, segurança para mim.
Desde então adotamos esta marca que além de ser neutra do ponto de vista profissional, permite a inclusão e reconhecimento da importância do trabalho de todos os profissionais da saúde, além de ser um nome que pode ser usado no mundo todo.