Mesmo num ano difícil como o de 2020, tivemos enormes conquistas.
Uma dessas está relacionada com a publicação e consequente validação da utilização do NPS com o olhar de segurança do paciente, o NPS-S.
Sua utilização está servindo de base para o Mapa da Segurança do Paciente no Brasil, segundo a visão do próprio paciente, usuário do sistema de saúde.
O nosso CEO, Dr. Salvador Gullo Neto, publicou recentemente o artigo resultado de sua pesquisa no pos-Doutorado da San Diego State University falando sobre a Experiência do Paciente através do seu caminho de segurança ao utilizar o NPS adaptado à segurança do Paciente (NPS-S).
“A ausência de uma ferramenta simples e intuitiva que possa medir em dados gerenciáveis, a percepção dos pacientes quanto a execução dos protocolos de segurança nas instituições de saúde é uma das dificuldades enfrentadas pelas organizações que trabalham o engajamento do paciente como estratégia de qualidade e segurança. Optamos por adaptar a ferramenta NPS, uma vez que ela já é consagrada no mercado da saúde e o resultado foi muito interessante e promissor. O NPS-S se mostrou simples de ser entendido pelos pacientes e expressou de forma numérica as suas percepções sobre a execução dos protocolos de segurança do paciente nas instituições em que estavam recebendo tratamento. Sem dúvida, ter dados quantificados desta forma permitirá aos gestores uma visão diferenciada sobre a sua própria organização e servirá de insumo para redesenho dos processos assistenciais e de segurança do paciente.”
Confira o artigo completo em: