A última semana foi uma semana muito importante para reforçar as práticas de segurança do paciente no hospital Unimed Erechim.
Começando com uma live no nosso instagram, a Alessandra Sonda, Gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação, e o CEO da Safety4me, Dr. Salvador Gullo Neto, conversaram sobre as ações da Unimed Erechim na pandemia. A conversa foi o ponto de partida para a Semana da Segurança do Paciente e um reforço para a proteção das equipes.
1 – A área de atuação da Unimed Erechim contempla 35 municípios com mais de 100 mil habitantes;
2 – A Unimed Erechim está envolvida no cuidado da população durante a Pandemia, participando de um comitê municipal junto com outros dois hospital. Hoje, o hospital é retaguarda, cuidando de paciente crônicos e demais pacientes sem Covid-19. Mesmo assim, novos protocolos e rotinas foram estruturados para dar conta de situações de crise;
3 – Foi criado um comitê de crise que endereça a questão de sustentabilidade financeira e assistência e segurança aos pacientes e profissionais de saúde;
4 – Foi criado um sistema de monitoramento com uma equipe multiprofissional que contata os beneficiários todos os dias, com informações e dicas de bem-estar.
5 – A saúde ocupacional da cooperativa está diretamente envolvida, prestando informações para as empresas cuidarem de seus colaboradores, inclusive aos colaboradores da Unimed Erechim.
6 – A cooperativa investe em inovação. No ano passado ocorreu a primeira edição do INNOVATION, um programa de aceleração corporativa que tem o apoio da URI com seus professores e alunos. O Pitch day teve a presença do Dr. Leonardo Aguiar e o Cláudio Terra. Foi um importante momento para a cooperativa ouvir diversas startups e especialistas no assunto.
7 – O Digital está a nossa disposição e estamos aprendendo cada vez mais a navegar nesse novo mundo e abrir espaço para a disrupção em saúde. Na Unimed Erechim, o cooperado é avaliado pelo paciente, o que é uma grande inovação no sistema Unimed. Outra inovação é um robô que conecta pacientes aos seus familiares, por vídeo chamada.
8 – A Unimed Erechim tem uma visão sistêmica da saúde: Física, Mental, Emocional e Espiritual que está consolidado no Jeito de Cuidar da Cooperativa;
9 – O Núcleo de Segurança do Paciente tem trabalhado ativamente em conjunto com as equipes. A assistência pede que as equipes estejam trabalhando colaborativamente em prol de um propósito único.
10 – O Hospital Unimed passa a oferecer o SAFETY4ME para os pacientes e familiares a fim de aprimorar ainda mais a cultura de segurança. Isso auxiliará o hospital a reforçar protocolos, gerar aprendizado para as equipes e melhorar a experiência do paciente.
Se você perdeu a live, você pode encontrar a conversa clicando aqui.
Como sequência, na semana da qualidade e segurança, o Dr Salvador Gullo Neto e os colegas do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital da Unimed de Erechim, fizeram rodadas de conversas diárias com todos os colaboradores do Hospital para falar sobre as 6 metas de segurança e a sua aplicação na prática de assistência, além de conversar sobre o sistema de notificação e o uso do aplicativo Safety4me pelos pacientes.
Agregamos metodologia e algumas ideias para reforçar as práticas já implantadas no Hospital. Parabéns ao time e a Cooperativa por investir em um tema tão importante para o paciente e as equipes!
Segundo a Alessandra Sonda, “a semana foi SENSACIONAL!!!A parceria com a Safety4me tem sido muito importante para Unimed Erechim. Estamos transformando a experiência da assistência e cuidado.”